sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Melhore a qualidade de sua vida


A minha correria diária continua, e sendo assim, ainda não consegui me organizar para publicar posts mais pessoais (que é o meu objetivo)...
Aproveitando o final de semana, queria passar a todos 20 conselhos saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida. Sei que conselho, se fosse bom, seria vendido, e não dado, mas vamos lá... Esses são de uma publicação das Universidades de Harvard e Cambridge:

1- Tomar um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral, que tem quase quatro vezes mais fibra, três vezes mais zinco e quase duas vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera Sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tem.

5- Adotar a regra dos 80%: servir-se menos de 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- Limpar sua escova de dente e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois seus vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica, pois as bactérias que atacam aos dentes e o corpo são removidas.

12- Rir. Uma boa gargalhada é um mini-workout, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os bichinhos fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate e/ou verdura fresca no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

-Comer chocolate: duas barras por semana estendem um ano à vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente: os otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- Ser sociável: pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- Conhecer a si mesmo: os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ser sobre o ter têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Não parece tão sacrificante, não é verdade?

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É exatamente o que diz certa frase de Sêneca: "Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável".

Bjôoooo e bom final de semana

Um comentário:

Vivi disse...

Carlinha, eu já faço muitas coisas desta lista e adorei :)

Olha, consegui ver o seu programa pelos links que vc me enviou e AMEI tudo, vc se saiu super bem e além de tudo te conheci :)

Parabéns!!!