quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Hoje é dia de Cecília



Photobucket



Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 07 de novembro de 1601. Foi poetisa (da alma), professora e jornalista brasileira. Teve três filhas. Criada por sua avó portuguesa, começou a escrever poesia aos nove anos.
Aos dezoito anos de idade publicou seu primeiro livro de poesias (Espectro, 1919), um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Gongorismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.
Observa-se ainda seu amplo reconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata, entre outros. Com eles traz para a poesia infantil a musicalidade característica de sua poesia, explorando versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração, a assonância e a rima.
Em 1939, publicou Viagem, livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
Faleceu em 09 de novembro de 1964, aos 63 anos, no Rio de Janeiro.
Em homenagem a esta mulher tão fascinante, participo da blogagem coletiva HOJE É DIA DE CECÍLIA, distribuindo a poesia abaixo a todos:

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?


Bjôooooo

15 comentários:

EternaApaixonada disse...

*****

Hoje não farei nada mais que navegar pelos lindos mares e deleitar-me com as homenagens prestadas à querida poetisa!
Parabéns pelo lindo post!
Grande abraço.

*****

Ju Pietra disse...

Eu não poderia ficar de fora não é Carla...
O poema que vc escolher seria minha segunda escolha.. mas aquel tem mais a ver com meu momento!!!

Vou te linkar
Bjao

Marisa Pimenta disse...

Oi Carla, seja sempre bem-vinda aos meus escritos. Adorei tb participar desta blogagem,Cecília é maravilhosa ainda. Bjks

Alma Poeta disse...

Ficou muito legal sua blogagem minha querida! Parabéns.
Obrigada pela visita e hoje com toda certeza a blogosfera está muito mais perfumada! Um beijão.
Serena.

acqua disse...

Estou visitando os blogs participantes da blogagem hoje é dia de Cecília.
Eu adoro esse poema "Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro" (...)
Como se o ontem fosse distante demais, tanto quanto o amanhã e restasse apenas essa ilusão passageiro do hoje. Cecília é absoluta!
Abraços meus

disse...

Não resiste e fugi da regreinha da Leonor.
Impossível não comentar mais sobre a vida e obra de Cecília.
Parabéns escolha perfeita.

Obrigada pela visita e volte sempre a Casa é de vó mesmo e as portas estão sempre abertas nunca eu as fecho!

Beijos!
Rô!

Patty disse...

Esse poema é realmente um dos mais bonitos, não é? Bela escolha!
Obrigada pela visita, tá?

Beijo e um ótimo final de semana!

Renata Christina disse...

Tudo bem Carla? Foi um prazer recebê-la em meu blog. Parabéns pela escolha do poema e por sua bela postagem!Hoje a poesia está em festa, homenageando a querida Cecília! Adorei seu blog. Beijos primaveris.Renata.

Happy Blue disse...

Boa noite Carla!

Obrigado pelo carinho e pela sua amizade! Parabéns pela sua participação e pela sua publicação. Hoje tive um dia feliz em poesia e agradeço também este lindo e magnífico "Retrato".

Saiba que você também ganhou mais um amigo... rsrs Estou levando o seu link comigo e estarei incluindo no BlogRoll de meu blog, Quiosque Azul. Parabéns pelo seu trabalho! Keep it up!

Fique com Deus e bom final de semana! Luz!

Com carinho,
HappyBlue:)

HelianaBastos disse...

Ahhhh Retrato é o meu favorito....
quero chegar aos 30 assim ,como humor,alegria e uma vontade louca de viver...

bom final de semana!=D

Aparecida Ferreira disse...

Estou visitando os blogs participantes de HOJE É DIA DE CECÍLIA - ADENTRANDO NO MUNDO MARAVILHOSO DESSA GRANDE POETA!
Também participei.

Abraços,
Aparecida

Rosamaria disse...

Acho que esta é a poesia preferida, pois a vi em diversos blogs. Eu também a postei.

Obrigada pela visita, volte sempre.
Bjim.

Bel disse...

Cecília Meireles me remete a infância.....época boa, saudades eternas!!!

Leonor Cordeiro disse...

Querida Carla,

Essa blogagem coletiva foi uma experiência inesquecível . Quantas pessoas lindas acabei conhecendo.
Obrigada por ter participado dessa blogagem. Foi muito agradável ter a sua companhia.
Mil beijinhos!
Com carinho,

Leonor Cordeiro

Carminha disse...

Oi Carla, retribuindo a visita, só hj enconrei um tempinho para visitar os participantes da b.c. C. M., não vou falar que foi boa escolha, pois adoro todoas as suas poesias de Cecília.
Espero que vc volote sempre no meu cantinho, acho que lá faço poesia com o papel, não sou muito boa com as palavras.

Abraços
carminha