terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de Reis


Você sabe que dia é hoje?
Dia de desmontar a árvore de Natal e o presépio e guardar os enfeites natalinos, pois é Dia de Reis.
Segundo a tradição cristã, foi o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de uns magos. Segundo o hagiológio os três Reis Magos. Por isso a noite de 5 de janeiro e madrugada do dia 6 são conhecidas como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos: Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios, por isso é o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalinos.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.
Em Portugal as crianças recebem as prendas na noite de 24 de dezembro, deixadas pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus nos seus sapatinhos, junto à chaminé ou lareira. No Dia de Reis, a tradição consiste apenas em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
Você já desmontou sua árvore e guardou seus enfeites? Mãos à obra!!!

Bjôooooo

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Sonia Regly disse...

Adorei o Post, bem esclarecedor e criativo.AMEI!!!!! Aprendi mais um pouquinho aqui.Grandes beijos.Feliz e abençoado 2009!!!! Que Deus abençoe toda a sua família.