quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dieta dos Signos


Há quem acredite que tudo na vida sofre a influência dos astros: a personalidade, o visual, o guarda-roupa e os hábitos nutricionais. Sendo assim, conheça os tipos de alimentos que estão em sintonia e em desarmonia com a sua vibração astral...

ÁRIES (21/3 a 20/4)
As nativas do primeiro signo do zodíaco são pessoas que iniciam algo com muito entusiasmo, mas depois sentem-se tentadas a abandonar tudo e partir para algo novo. Começar um regime para emagrecer pode ser algo muito prazeroso para uma ariana, porém, à medida que a dieta apresenta alguns resultados, ela já começa a ter vontade de pular para outros métodos. "A melhor forma de colocá-la numa dieta é o desafio. Como a obesidade é algo inaceitável, é aí que mora a sua motivação", explica Carlos A. Harmitte, astrólogo (SP). Apreciadoras de carnes em geral, as mulheres de Áries precisam de proteína para sobreviver. "O organismo delas pede", define Elizabeth Nakata, astróloga e jornalista do Astro Brasil (SP). Também adoram temperos bem picantes e comidas salgadas. Como têm pressa na vida, costumam comer rápido e sem prestar atenção aos alimentos. Então, a dica é mastigar bem e devagar!

Invista em:
Proteínas (carnes brancas e vermelhas).
Alimentos coloridos, com gosto acentuado e picante.
Frutas vermelhas, que são ricas em vitamina C.
Vitamina A, presente nas frutas de polpa amarela e vegetais de folhas verdes.

Passe longe de:
Doces (principalmente em calda ou compotas).
Comidas com aditivos químicos, molhos e sal.
Bebidas estimulantes.

TOURO (21/4 a 20/5)
Geralmente, comem muito bem e poucas vezes ao dia. Ou seja, fazem um prato enorme, "aqueles de peão", e se restringem às refeições principais. Então, o primeiro conselho é comer menos e mais vezes ao longo do período. As taurinas também têm os sentidos apurados e, por isso, a comida precisa ser agradável não só ao paladar, mas também ao olfato e à visão. São adeptas de uma alimentação substanciosa; portanto, a-do-ram massas, em geral. Mas, cuidado com os excessos, pois possuem tendência a engordar. Por outro lado, têm paciência para seguir dietas, desde que não lhes dê muito trabalho correr atrás dos alimentos indicados ou prepará-los.

Invista em:
Muitas frutas, em especial as perfumadas, como goiaba e mexerica.
Fontes de vitaminas A e E, como damasco, maçã, pepino, tomate, pêssego, ameixa e espinafre.
Legumes e, por volta das 17 horas, frutas frescas, para diminuir a fome no jantar.
Carnes brancas, como frango e peixe, cereais e alimentos integrais.

Passe longe de:
Molhos fortes e sobremesas elaboradas com gordura hidrogenada.
Bebidas muito geladas ou bem quentes, pois as taurinas apresentam muita sensibilidade na garganta.
Queijos gordos, manteiga e doces.

GÊMEOS (21/5 a 20/6)
São mulheres que não têm tempo a perder e gostam de ficar beliscando. Raramente, param e sentam para comer. Dessa forma, curtem muito uma happy hour, com direito a vários aperitivos e entradas. Entretanto, é bom controlar essas beliscadas entre as refeições. Para evitá-las, a astróloga Elizabeth recomenda montar um prato colorido, com pequenas porções de comida para atrair mais a atenção. Apesar de apreciarem uma besteirinha, elas são felizardas (e magras), pois possuem um metabolismo acelerado. Para as que gostariam de ganhar mais músculos, o conselho é misturar carboidratos e proteínas numa mesma refeição, exemplo: arroz com carne. Por gostarem de mudanças, para elas, começar um novo regime não é problema. São muito dispostas às alterações na rotina para atingirem o objetivo proposto. O problema é que não são constantes e, portanto, não permanecem num regime por muito tempo, principalmente se não vêem os resultados de imediato.

Invista em:
Massas misturadas com carnes.
Damasco, manga, cenoura, camomila, anis-doce, limão, tomate e melão. Nozes, castanhas e amêndoas para os intervalos entre as refeições, pois saciam com pouca quantidade e ainda dão energia.

Passe longe de:
Salgadinhos, chás, cafés e refrigerantes, porque eles mexem com o sistema nervoso da geminiana.

CÂNCER (21/6 a 21/7)
As cancerianas possuem uma forte tendência à obesidade. Exageram demais na ingestão de massas e laticínios. Por isso é ideal que, uma vez por semana ou a cada 15 dias, façam uma dieta à base de abacaxi para queimar as gordurinhas extras. Outra recomendação é que, pelo menos duas vezes por semana, incluam proteína animal (carnes) nas refeições, o que elas não gostam muito. Quando uma canceriana se aborrece é o estômago quem paga. É preciso controlar as emoções e nunca se alimentar quando estiver zangada. Em geral, são excelentes cozinheiras. Em vez disso se transformar em um ponto negativo, o astrólogo Harmitte lembra que essa habilidade pode ser utilizada para ajustar o cardápio a uma dieta saudável.

Invista em:
Frutas que contenham bastante água, como melão e pêra.
Verduras e legumes, entre os mais indicados estão: repolho, chicória, alface, agrião, cogumelos, abóbora, aipim, cenoura e aipo.
Sucos, especialmente, o de abacaxi.

Passe longe de:
Condimentos fortes.
Temperaturas extremas (calor e frio).
Alimentos com farinha, cremes ou açúcar.
Bebidas alcoólicas.

LEÃO (22/7 a 22/8)
A aparência dos alimentos, o ambiente, a decoração da mesa... Enfim, tudo precisa estar impecável para que uma leonina se interesse pela refeição. Assim como as librianas, elas comem mais com "os olhos" do que com a boca. Por isso, são fãs de bons restaurantes - especialmente aqueles que elaboram pratos cheios de decoração. Toda essa vaidade recai também sobre o físico. É a reputação que faz com que ela corra atrás de resultados efetivos para a sua silhueta. "Por serem muito vaidosas, são inclinadas a se deixarem levar por modismos. A melhor forma de motivar uma leonina a praticar esportes e a seguir uma dieta é submetê-la a constante avaliação física", aponta Harmitte. Só precisam tomar cuidado porque possuem propensão a desenvolverem problemas cardíacos. Ou seja, carnes muito gordas, e a gordurinha propriamente dita, devem ser banidas do cardápio da leonina.

Invista em:
Alimentos com alto teor de ferro (presente em todas as verduras de coloração verde-escura).
Carnes magras.
Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão e maracujá.
Além de canela e mel.

Passe longe de:
Ovos, manteiga e carnes gordas, que aumentam o mau colesterol.
Temperos picantes e doces.

VIRGEM (23/8 a 22/9)
São tão perfeccionistas, que pecam pelo excesso de zelo com o corpo. "Chegam a ficar tão neuróticas com as medidas, que vira-e -mexe estão fazendo regime", comenta Elizabeth Nakata. A virginiana aprecia uma boa e suculenta salada verde, além de sucos e chás digestivos no final das refeições, que são importantes para facilitar a digestão. Essa, por sinal, é umas das maiores batalhas da nativa de Virgem. Segundo a astróloga, ou ela tem o intestino solto, ou preso. Apesar da tentação, ela aconselha as mocinhas a não saírem tomando remédios para isso, como laxantes e digestivos, o que é bem comum acontecer. A recomendação é comer mais fibras e tomar água de ameixa.

Invista em:
Legumes cozidos, raízes e tubérculos, como cenoura e batata.
Salada verde. Ervas e temperos como anis, erva-cidreira, melissa, alcaravia, dulcamara e manjerona. Peixes e ovos.
Frutas, como amora, ameixa e banana.
Doces feitos com açúcar mascavo.

Passe longe de:
Carne vermelha, principalmente, se for mal-passada.
Ela não lhe cai bem no estômago.
Alimentos transgênicos. Massas, como lasanhas.

LIBRA (23/9 a 22/10)
As librianas possuem um metabolismo lento, o que contribui para a demora na perda ou no ganho de peso. Dieta para elas é um sinal de esperança, mas sua animação inicial logo se perde, uma vez que têm a tendência a não terminarem o que começam. A dica é aliar, então, a atividade física a todo esse processo. Elas ainda precisam beber muita água, já que estão sujeitas a freqüentes problemas renais. Se for consumi-la no momento da comida, deve fazê-lo durante a refeição, nunca antes ou depois, para não estufar. Como são apaixonadas por doces, é recomendado até ingerir uma sobremesa pequena logo após o almoço. Isso vai reprimir o seu desejo e a fará beliscar menos entre as refeições, que é um ato sabotador para os regimes.

Invista em:
Alimentos integrais. Carnes brancas (frango e peixes).
Ervilha, grão-de-bico e feijão. Agrião, rúcula, aipo, brócolis, aspargo, alcachofras, salsão e vagem.
Torradas e pão sírio. Frutas.
Entre as melhores estão: pêssego, morango, framboesas, pêra, abacate e maçã. Menta e pimenta-de-caiena.

Passe longe de:
Comidas pesadas. Massas.
Cremes e molhos.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Elas não negam a fama de serem intensas em tudo o que fazem e na questão alimentação não poderia ser diferente. Por isso, a-do-ram temperos exóticos e picantes, assim como as arianas. Determinadas, não enfrentam grandes dificuldades para seguir uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. Se bem que elas se sentem mais atraídas por dietas que prometem, além da melhora corporal, um bem-estar que as permita exercer fascínio sobre as outras pessoas. O grande desafio para as nativas de Escorpião é não deixar as emoções influenciarem em sua rotina alimentar. "Quando a escorpiana está com um problema, ela só foca na dificuldade e esquece o resto. Geralmente, pára de comer porque não sente fome. Depois que ultrapassa o obstáculo, devora tudo o que vê pela frente", atenta Elizabeth.

Invista em:
Muitas frutas, principalmente, kiwi, melão e banana.
Frutas secas, ao menos uma vez por semana, porque vão ajudar a equilibrar os problemas intestinais.
Legumes, como beterraba, cenoura, aipo e abóbora. Proteínas (carnes brancas e vermelhas).

Passe longe de:
Comidas apimentadas. Fast-foods. Molhos fortes, como o branco e o de queijo. Bebidas alcoólicas.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Conhecidas como as "rainhas da churrascaria", as sagitarianas não vivem sem carne e apreciam a culinária internacional, como a tailandesa. Agora, nada de convidá-las para um jantar em um restaurante japonês. Essas nativas possuem um apetite voraz e não se sentirão saciadas com comidas leves. Para compensar os exageros e prevenir uma futura obesidade, é bom apostar em uma atividade física intensa. Como são exageradas e gostam de liberdade, a dieta pode se tornar um obstáculo em suas vidas. "Quando encontram um pote de balas, não se contentam em pegar uma só", brinca Harmitte. Para controlar essa ansiedade, a dica da astróloga é para que as sagitarianas iniciem o café da manhã com uma boa quantidade de proteínas. Isso vai ajudar a dar uma segurada na fome.

Invista em:
Carnes vermelhas e brancas magras.
Ovos. Sucos de legumes.
Entre os mais indicados estão os com bulbo (raiz), como rabanete e beterraba.
Abacate, papaia, uva e melão.

Passe longe de:
Embutidos, como patês e presuntos.
Lacticínios, como leite e queijos.
Açúcar.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Seguem uma linha mais "natureba". "É comum encontrar muitas adeptas da alimentação macrobiótica neste signo", adverte Elizabeth. Geralmente, são bem magras, quase pele e osso, com baixo percentual de gordura corporal. Para quem quer ganhar tônus muscular, a sugestão da astróloga é combinar, nas principais refeições, proteínas (pode ser uma carne) e carboidratos (um arroz integral). É superimportante também que consuma proteína animal para conservar a vitalidade da pele, já que o signo rege este órgão. Como são bastante decididas e persistentes, as dietas dão resultados rápidos. Normalmente, a obsessão delas faz com que cumpram cada recomendação alimentar como se estivessem seguindo uma planilha de metas empresariais. No entanto, se o programa não surtir efeitos, rapidamente abandonam o barco.

Invista em:
Carnes magras.
Arroz integral.
Frutas secas e cítricas.
Nozes e ameixas.
Legumes, como repolho, rabanete, batata, beterraba e espinafre.

Passe longe de:
Frios e embutidos.
Bebidas geladas antes e durante as refeições, a fim de evitar problemas gastrointestinais.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
As aquarianas "comem para viver". Por causa disso, pulam inúmeras refeições. Elas costumam ficar tão absorvidas em seus pensamentos, que esquecem do mundo e de nutrir o seu corpo. Anemia é um estado quase que permanente na vida destas nativas. Como não gostam de cozinhar, são adeptas de fast-foods e alimentos congelados. Sendo assim, é importante, para a saúde e a manutenção do peso, optarem por comidas caseiras e frescas. Além dos péssimos hábitos, a inconstância delas é outro fator que atrapalha (e muito) a seguirem um plano alimentar correto. Elas se mantêm na linha durante 15 dias, depois abandonam o cardápio saudável. São fãs de misturar comidas com gostos contrastantes. O sabor agridoce, as fascina.

Invista em:
Chás de camomila, lúpulo ou tília, para controlar o nervosismo.
Doces em compotas, que, para elas, não irão reverter em gordura abdominal.
Gengibre, alfafa, aspargo, quiabo, rabanete, páprica, orégano, calêndula, que são ricos em vitaminas A, B, cálcio, magnésio e enxofre, carências principais dessas nativas.

Passe longe de:
Comidas gordurosas.
Aditivos químicos.
Pimentas e bebidas gasosas para evitar azia e gases.

PEIXES (20/2 a 20/3)
Temperamentais, as piscianas são totalmente influenciadas por suas emoções, até mesmo na hora de se alimentar. Se estão bem e animadas, comem de tudo, embora sempre lentamente e com muita dispersão. Agora, quando estão desanimadas ou melancólicas, atacam tudo que vêem pela frente e passam da conta, o que acaba refletindo nos ponteiros da balança. Muito voláteis, elas mudam o tempo todo de dieta e, na verdade, não dão continuidade a nenhuma. O mais importante é que elas comam em pequenas porções e apenas quando puderem estar sossegadas para evitar exageros. Outra recomendação é para que dispensem alimentos muito pesados ou com temperos exóticos, porque se intoxicam com facilidade. As nativas de Peixes também têm muita tendência à retenção de líquidos, portanto, alimentos com bastante água devem ser consumidos com moderação.

Invista em:
Frutos do mar (inclusive as ostras).
Derivados do leite (como queijos brancos e iogurtes).
Amêndoas e alcachofras.
Alimentos ricos em vitamina C, como os vegetais verde-escuros, mamão, uva-passa e ameixa seca.

Passe longe de:
Líquidos durante as refeições.
Frutas aquosas, como pêra, maçã e melão.
Alimentos apimentados.
Bebidas alcoólicas, salvo o vinho.

Bjôooooo e boa alimentação!!!

Fonte: Corpo a Corpo – Karine César

4 comentários:

Flávia Souza disse...

Cancerianas tem tendência a obesidade.. eu sou magra pra cacete! ahsuhaushas

aah, o negócio é comer de tudo.. matou minha fome eu meto pra dentro! oops, sem malícia, gente rsrs

Tempestade disse...

Gostei da dieta para as aquarianas hehehe pura verdade!
Beijos Tempestuosos!

Cor de Rosa e Carvão disse...

Adorei um post. Tanto que fiz um link lá no Cor de Rosa pra cá. Só n gostei do que não posso comer... Sou virginiana que adora comer carne mal passada, que tem o intestino preso e odeia peixe.

Sonia disse...

Adorei o post. Sou Capricorniana e não concordei muito que a maioria são bem magras e adeptas a dietas... rsrsrs
Adoro guloseimas em geral, mas ultimamente estou "tentando" aderir a linha mais natureba.