quarta-feira, 1 de abril de 2009

Incenso: faça o seu


Quer energizar a sua semana? Faça seu incenso: substitua as varetas por carvão, resinas naturais e turíbulo.

Bem usados, os incensos concentram energia suficiente para transformar o seu dia. E os efeitos são ainda mais potentes se, em vez de comprar as varetas prontas, você manipular o seu próprio acessório de combate ao desequilíbrio. Hoje em dia, não há mais incensos com óleos essenciais. Por isso, o melhor é fazer defumações com resinas endurecidas , afirma a aromatóloga Samia Maluf.

Desde a Antiguidade, os incensos são usados como ferramenta para ampliação da consciência e com fins terapêuticos, aliviando alergias e problemas respiratórios, por exemplo. Quem assina a ação positiva são os óleos essenciais (daí o problema em usar essências sintéticas, que apenas simulam o aroma natural nas fórmulas). Já a fumaça funciona como uma espécie de canalizador, espalhando os ativos dos óleos pelo ambiente.

Um incenso, para oferecer todos os benefícios, precisa ser composto simplesmente por óleos essenciais naturais, madeira aromática e cinzas de carvão vegetal. Qualquer ingrediente além destes três pode comprometer a eficácia do tratamento e se resumir a um odorizador do ambiente.

Se você não quer correr este risco, a dica é trocar as varetas pelo turíbulo e produzir o seu próprio incenso em casa. A seguir, Samia dá receitas para você produzir uma defumação diferente a cada dia da semana, aproveite!

2ª FEIRA
A semana começa com uma receita energética, que vai encher seus dias com muito pique. Após aquecer o carvão e transformá-lo em brasa, acrescente casca de laranja e cravo. O aroma ativa a circulação sanguínea e aumenta a sua disposição.

3ª FEIRA
Para aliviar o estresse do início da semana, a dica é postar no frescor. Junte resina de benjoim e casca ou folhas secas de limão.


4ª FEIRA
O meio da semana é sempre complicado. O número de tarefas acumula-se e dá até desespero quando parece que o tempo não vai ser suficiente para dar conta de tudo. Para levantar o astral, misture gengibre, canela e folhas secas de alecrim.

5ª FEIRA
A receita é ideal para quem escolheu a quinta como o dia oficial da balada. Junte erva-doce, noz-moscada, manjericão seco e hortelã seca para aumentar o clima de sensualidade e dar mais leveza para o seu humor.

6ª FEIRA
Depois de uma semana atribulada, tudo o que você quer é dar uma renovada nas energias antes de recomeçar o ciclo, correto? Para isso, Samia indica uma poderosa mistura de limpeza e purificação (e que ainda é uma delícia). Misture alecrim, olíbano e pétalas secas de mini-rosa ou de rosa vermelha.

SÁBADO E DOMINGO
Segundo a especialista, o melhor é descansar o olfato. Mas, se você sentir necessidade de sentir um aroma mais diferente, escolha uma essência que estimula a concentração e acalma os pensamentos. Mirra, benjoim e sândalo são ótimas escolhas. Mas não misture, escolha uma das resinas e deposite no carvão, afirma Samia.

A escolha do carvão
Para experimentar um incenso, pode usar o carvão que você tem em casa e usa para fazer um churrasco. Mas, gostando da idéia, prefira um carvão próprio para uso em rituais. Este é um trabalho de sutilezas, que reúne a energia da planta, da terra e da pessoa que trabalha ali. Você está levando tudo isso para dentro da sua casa, diz Samia Maluf. A dica dela é para a marca Milagros.

Bjôoooooo

Fonte: Site Minha Vida

Nenhum comentário: