sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mi Buenos Aires querido...


Acabo de chegar de Buenos Aires, e postarei aqui algumas dicas úteis, e um roteirinho básico... Enjoy it!

DICAS IMPORTANTES!

1)Deixe os documentos originais no cofre do Hotel, é mais seguro. Você não os usará para nada, além de eventuais trocas de dinheiro.

2)Utilize sempre os carros pretos com teto amarelo da Radio Taxi, com nome da companhia e telefone, por serem mais seguros e econômicos. Peça-os no hotel, lojas ou restaurantes. A tarifa é sempre a mesma em qualquer horário do dia ou da noite, e deve ser paga com Pesos. Utilize sempre notas menores para que se evite o troco com notas falsas.

3)Algumas lojas, identificadas com o logo Tax Free, fornecem notas a serem trocadas nos aeroportos pelo valor referente ao imposto embutido na mercadoria comprada - 16. Isso vale apenas para valores acima de $70. É preciso deixar o produto disponível para apresentação.

4)Principais Shoppings e Centros de Compras: Abasto de Buenos Aires, Alto Palermo, Galerías Pacífico, Paseo Alcorta, Patio Bullrich (lojas de grifes famosas – bem caro), Buenos Aires Design, Avenidas Santa Fé, Quintana, Alvear, Cabildo, Corrientes, Calle Florida e Palermo Viejo.

5)Centros gastronômicos: Puerto Madero e suas Parrillas, Avenida de Mayo é conhecida pela culinária espanhola, as pizzas mais tradicionais estão na Avenida Corrientes, e para pratos mais elaborados e refinados, vá para Plaza Cortázar, Palermo Hollywood, Recoleta e Las Cañitas.

6)Restaurantes: a culinária típica argentina mescla ingredientes sul americanos como: milho (choclo), guacamole (abacate), abóbora (calabazas), batatas "dulces", papas (batatas), carne de cerdo (carne de porco), carne de chivito (cabrito) , carneiro, pato, frango, peixes regionais (ótimos), algumas carnes mais silvestres como carpincho (paca), coelho, pratos bem regionais como as empanadas com outros de nítida influencia espanhola (como as tortillas). Mas não se preocupe: nestes restaurantes também se pode comer um bom grelhado (de lomo ou e ojo de bife, por exemplo). Afinal o que pode ser mais típico na Argentina que uma boa parrilla?

Nos restaurantes abaixo você pode degustar comida típica com uma roupagem mais "moderna", e com o toque de chefes jovens e criativos:

- El Federal (Centro)
- República Brasas Restó (Recoleta)
- 788 Food Bar (Barrio Norte)

Outros destaques:

- Al Carbón (Centro)
- Balcony
- Don Julio (Palermo)
- República
- Buenos Aires Grill (Barrio Norte: moderno, com boa comida, bom para todas as horas)
- San Cayetano (Barrio Norte: lugar simples, frequentado por moradores do bairro, mas com carne deliciosa e bom custo benefício. Não peça massa.)
- Las Talas del Entrerriano (Zona Norte: se você é daquelas pessoas que sai da rota turística por uma boa experiência gastronômica, tem que experimentar este lugar simples, mas com comida divina.)
- Cabaña Las Lilas (Puerto Madero)
- La Cabaleriza (Puerto Madero)
- La Cabrera (Palermo: um ribeye/ojo de bife é suficiente para dois e o preço é excelente. Tente colocar seu nome na lista ou chegue cedo, o lugar lota todo dia. Vc pode esperar te chamarem num bar bem pequenininho, ao lado, e tomar uma excelente caipirinha! – by Tatá).

- ROUBADA: o restaurante Siga La Vaca é famoso e indicado por todos como muito bom, mas é fria!

ROTEIRO BÁSICO!

Passeio pelo Microcentro, área bastante conhecida e explorada pelos turistas. Nesta região, principalmente na Calle Florida, concentram-se lojas de couros, grifes, peles e lãs, constrastando com as barraquinhas e mercadorias expostas no meio do calçadão (parece a 25 de Março de SP). Lá também fica um dos shoppings mais bonitos da cidade, a Galeria Pacífico. Não deixe de conhecer a loja de departamentos Falabella (a Macy´s argentina).

Para livros, discos e filmes de todos os tipos, vá à Avenida Corrientes (antiga Broadway Porteña até os anos 70). A partir das 18 horas, o show fica por conta das casas de espetáculos, livrarias noturnas e pizzarias ao longo da avenida. Antes de voltar para o hotel sugiro um café, em um dos inúmeros locais existentes nesta região. O mais bonito e tradicional é o Café Tortoni, aberto em 1858, é o café mais antigo de Buenos Aires, e é de tirar o fôlego de tão lindo! Todas as noites tem apresentações de tango e jazz, e aos fundos tem mesas de bilhar. Mas é sempre lotado, e as filas são intermináveis... Se chegar lá e tiver fila, você também pode ir no Café La Paz, bem antigo também, e com local para fumantes... Outras sugestões: Café de La Paix, Café Victoria, Confitería Ideal (com show de Tango), Café La Biela, Café Richmond e Café 36 Billares.

Se você já tem incluído em seu pacote o famoso “city tour”, você conhecerá rapidamente cada pedacinho desta apaixonante capital Argentina: a suntuosidade do Barrio Norte, Palermo e a beleza de seus parques e edifícios, o imponente Teatro Colon, um dos cinco mais importantes do mundo. Sua particular arquitetura em edifícios como o Palácio do Tribunal, Congresso Nacional, Cabildo e Casa Rosada. San Telmo, residência da aristocracia portenha até fins do século passado, o colorido de La Boca, pitoresco bairro de imigrantes italianos e zona portuária completam este passeio. Depois vá até Puerto Madero, uma boa oportunidade para almoçar. Também sugiro uma passada na feira de antiguidades do bairro de San Telmo.

Na parte da manhã, passeie pelo bairro da Recoleta. Parques, lojas chiques na Avenida Alvear, shoppings, e o famoso cemitério da Recoleta, onde estão enterradas várias personalidades, entre elas Eva Péron são algumas sugestões.

Lojas de estilistas locais e de marcas famosas você vai encontrar no Barrio Norte e na região da Recoleta nas Avenidas Alvear, Ayacucho, Posadas, Quintana, Arenales e Juncal e nas imediações: Ralph Lauren, Fendi, Nina Ricci, Hermés, Cartier, Zegan, Louis Vuitton, Versace, Kenzo, Ermenegildo Zegna, e muito mais! Visite também a galeria mais sofisticada da cidade, a Promenade Alvear, na Avenida Alvear 1883, e a loja El Camarín, local 22.

Também sugiro para compras as avenidas Santa Fé e Córdoba. Nesta última você encontra vários Outlets.

Não deixe de conhecer a região de Palermo: Palermo Chico e Palermo Viejo (que compreende Palermo Hollywood e Palermo Soho): esta última, é considerada uma área bem moderna, frequentada pelas pessoas mais descoladas de Buenos Aires. Inúmeros bares e restaurantes, lojas de design e moda, feiras de artesanato e muito mais, fazem parte desta atmosfera única. Almocei no La Retirada: ambiente aconchegante e comidinhas diferenciadas, além dos cortes de carnes argentinas assadas em fornos de barro.

Palermo Viejo é jovem, vibrante, criativo e moderno lá, e em La Imprenta (o equivalente Porteño ao Upper West Side novaiorquino). tem muitos lugares descolados para ver e comprar. As comunidades do leste europeu e da Armênia fizeram de Palermo Viejo sua sede no começo do século 20 e a cozinha de todo o mundo está presente em diversos restaurantes. O epicentro da região é a Plazoleta Cortázar (entre Serrano e Thames) popular para um drinque ao ar livre. A região da Avenida Juan B. Justo foi rebatizada de Palermo Hollywood devido aos inúmeros estudios de televisão ali instalados. A pedida é passear pela região vendo as vitrines, o movimento e curtindo os bares, lojas, restaurantes e discos da zona.

Para quem gosta de Tango, ou pelo menos tenha interesse em eventos turísticos, sugiro um show de Tango com jantar na Esquina Carlos Gardel, no bairro do Abasto. É um dos mais caros, mas também um dos mais tradicionais, vale a pena!

É isso, galera!!!

Se quiserem, deixem mais dicas, que são sempre bem vindas para quem está viajando, ou pensando em viajar...

Bjôooooo

2 comentários:

Tereza disse...

Oi, Carla! Fiquei curiosa pra saber se você andou tanto e por tantos lugares assim, só com a cara e a coragem! Como eu não queria ser pega de surpresa por qualquer tipo de inconveniente, resolvi sair de casa com todos os tours reservados (eu nem sabia que dava pra fazer isso!). Fiquei pesquisando preços e serviços por 3 meses e acabei topando com a excelente BsAs4U. Eles são demais, super profissionais e sabem o que fazem. Recomendo a todos! Beijão, Diana! Ah! Pra poupar a pesquisa de muita gente que está a fim de ir deixo o link aqui: www.BsAs4U.com (desculpa pela propaganda, mas é que vale a pena mesmo). Mais beijos.

Linda Carioca disse...

Ótimas dicas !